Falando sobre o blog

Minha foto
Oulu, Finland
Olá. Meu nome é Eliel Vargas. Pastor. Casado, pai de uma linda filha. Gaúcho de nascimento e cidadão do mundo por chamado e escolha. Atualmente moro na Finlândia, onde pode ser a "Terra do fim" ou a "Terra do começo".

19.1.13

O CLUBE







Ontem, num intervalo de trabalho,conversando com uma colega falamos sobre idade.
- Em breve vou completar 40 anos. Ah,você já fez 40! E aí? Como é? E as crises?- Disse ela.
- A gente é que marca o tempo, as crises vêm  e vão, independentemente da idade.


Hoje vi no FB mais um amigo que completa 40: “Bem-vindo ao CLUBE DOS ENTA”. Saiu automatico. Aí fiquei pensando no tal clube.

Em geral, entra-se no clube mais ou menos na mesma época que    os amigos; salvo algumas exceções.
 
Quando as pessoas se associam a um clube, o fazem para usufruir dos benefícios.  Obviamente há m preco a pagar. O Clube dos Enta não é exatamente assim, não se paga nada para entrar, porém, mas não se tem escolha, é obrigatório ou "pakollinen", como se diria em finlandês.

Há momentos que fico na dúvida se nesse clube a gente tem mais benefícios ou obrigacões. De qualquer modo, ai vai a lista de algumas dessas obrigacões:
Responsabilidades com a família, com o trabalho. Visitas mais freqüentes ao médico para conferir os níveis de açúcar, de gordura no sangue; verificar como anda o coracão e outros órgãos que até então não tínhamos consciência da existência e o pior que sempre acaba-se achando alguma alteracão. E é possível que o médico dê umas recomendações e talvez até algum remedinho.

A mulher tem que encarar a menopausa. O homens, pelo menos os previnidos, dão uma encarada no proctologista. 

Comecamos a repetir frases de nossos pais e avós. "Quando éramos jovens...” Repetimos histórias que o cônjuge já começa a enjoar. Tende-se a pensar no passado com mais saudosismo...

Os filhos da gente nos acham mais velhos do que imaginamos. Semana passada fiquei em choque quando a Anneli disse: "mãe, o pai é velho!" ;)

Nesse clube as coisas vão fluindo automaticamente ... alguns nem se dão por conta. Por exemplo: Vai-se à farmácia naturalmente e os estoques de remédio aumentam em casa... Precisa-se ficar atento para não trocar o pão de cada dia pela Aspirina de todo o dia...
As conversas sobre dor aqui, dor lá, já setornam mais frequentes.
Não tem escapatoria, isso é o que acontece nesse clube.

Lá pelos meus 37, eu percebi que para puxar assunto com um idoso, quando a gente não tem muito o que falar, é só comentar sobre remédios ou dores. Isso é universal. Ele vai abrir a boca e contar um monte de aventuras no mundo das doenças. O que é isso? É um associado experiente do Clube dando uma dica para o futuro associado.

Mas há muitas coisas postivas que podemos aprender no clube. Eu falo delas noutro dia. Por agora, posso dizer que se você ainda não chegou lá, não se preocupe, você tem todo o potencial e perfil para se membrar, é só uma questão de tempo. :) Eu vou estar aqui esperando!
eiv.



Obs. A maioria das pessoas na atualidade encerram sua viagem existencial no Clube dos Enta. Quem consegue atingir os 100 anos passa para outro clube, o dos CENTO, mas desse eu não tenho experiência e vou deixar pra falar quando eu chegar lá ;).
                            
          "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios" - salmo 90:12
Oracão de Moisés feita quando ele tinha mais de 100 anos de idade. Sócio experiente do Clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário