Falando sobre o blog

Minha foto
Oulu, Finland
Olá. Meu nome é Eliel Vargas. Pastor. Casado, pai de uma linda filha. Gaúcho de nascimento e cidadão do mundo por chamado e escolha. Atualmente moro na Finlândia, onde pode ser a "Terra do fim" ou a "Terra do começo".

16.1.13

Testemunho


 
Tenho lido, ouvido e visto muitos testemunhos. Testemunhar algo é algo sério e importante, apesar de que com o passar do tempo, cada vez mais o testemunho das pessoas tem perdido o seu valor. Mas se exite um lugar onde muita gente acredita em testemunho é na igreja. Por um razão simples: As pessoas invocam o sagrado. E quem se atreve a ir contra um acontecimento entre uma pessoa e Deus? 


 
Lembro de minha primeira experiência como testemunha. Foi no meu período militar. Num participando de um comboio, sentado na parte de tras do caminhão. Quando ele passou o sinal amaralo e o de trás seguindo o fluxo passou o sinal vermelho. Era um cruzamento numa avenida importante em Porto Alegre. Um carro vinha de longe e quando avistou que para ele o sinal estava verde seguiu em sua velocidade. Resultado, os dois se encontraram no cruzamento causando um grande acidente. Passado uns dias, fui chamado para relatar o que vi diante de alguns oficiais. Lembro-me de estar nervoso por medo de dizer algo errado ao mesmo tempo em que via um oficial escrevendo cada palavra minha.  Meu temor era de prejudicar alguém. De ser injusto com minhas palavras. Lembro do peso e da responsabilidade em “ser uma testemunha”.

Hoje em dia, as pessoas são induzidas e motivadas a testemunhar.
No caminho da fé, o testemunho antes de ser proclamado, antes de ser usado e apreciado por outros, ele precisa ser internalizado pela pessoa. 
Para depois com serenidade e conviccão fazer suas afirmacoes diante de outros.

O que tenho percebido é que muitos testemunhos tem sido um fim em si mesmo. 
Nos evangelhos Jesus chamou seus seguidores para serem “testemunhas dele” e não de outras coisas.
Muitos testemunhos que vemos atualmente, são testemunhos “da igreja” da “denominacao”, do “lugar”, “do pastor”, “do operador de milagres”, testemunhos “do evento”.

Meu modo de lidar com os testemunhos que ouco hoje em dia:
- Não julgo, mas penso e analiso. Qual é a atitude da testemunha?  O que estou ouvindo soa como verdadeiro? É relevante? Qual a relacão com o Ser testemunha de Jesus? A pessoa que fala é alguém cuja vida mostra coerencia? Suas palavras fazem sentido com a suas atitudes? Qual é o objeto do testemunho?  

Depois destas perguntas, se for bom, verdadeiro e edificante. Guardo no coracão.

eiv.


"E ser-me-eis testemunhas... até os confins da terra.."
                                                                                          At 1:8