Falando sobre o blog

Minha foto
Oulu, Finland
Olá. Meu nome é Eliel Vargas. Pastor. Casado, pai de uma linda filha. Gaúcho de nascimento e cidadão do mundo por chamado e escolha. Atualmente moro na Finlândia, onde pode ser a "Terra do fim" ou a "Terra do começo".

14.1.13

Do coração de um pai

Existem alguns sentimentos que são indescritíveis. A gente até tenta se expressar, e por mais bonito que fique, ainda permanece a sensação de que poderia ter se dito mais. Você já experimentou isso?
O amor entre duas pessoas, entre homem e mulher, entre pai e filho são alguns exemplos.

Como pai tenho aprendido que duas coisas são importantes passar para os filhos.

1 - Nossa história:

Nos momentos de família, sempre percebo os ouvidos de minha filha atentos para as histórias que conto de minha infância. E é certo que depois , vou ter que repetir e responder várias perguntas. Pena que não tenho muito para contar sobre meus antepassados. Mas tento contar sobre minha infância e sobre o que sei de meus pais e avós.

É importante saber de onde viemos, e como era a vida em outra época. As dificuldades que nossos pais, avós tiveram. Hoje parece tudo ser fácil.  

Antes da escrita se praticava muito a tradição oral. Ainda se pratica em nossos dias entre alguns povos. Porém, com a modernidade veio duas coisas uma positiva e outra não. A positiva é que se é possível registrar a história de muitas outras formas, fotos, vídeos, blogs, diário, etc. E os filhos tem mais liberdade do que antigamente.
O ponto negativo é que com a demanda de tantos entretenimentos e a mudança do núcleo familiar, cada vez mais é um desafio haver um tempo em família. E isso percebo na própria pele.

2 - Amor:

Considero importante comunicar o amor de uma maneira que seja clara, numa linguagem que chegue ao entendimento e ao coração do filho.
Não existe poder maior no mundo do que a segurança de saber que se é amado. Não somente de palavras, mas em  atitudes e até num momento de disciplina.

Esses dias minha filha disse: "Pai, tu escreve, compõe musica, faz poemas. Poderias escrever algo para mim?"

Estou muito longe de ser um poeta, mas gosto de deixar sair o que flui do meu coração. Então:
Hoje acordei com o pedido dela na lembranca, e saiu como pão quentinho no café da manhã.



Minha amada filha

Quando eu te vi
Pela primeira vez
Estavas na barriga de tua mãe
Teu pezinho mexeu
Meu coração derreteu

Foi muita emoção
Quando tu nasceste
Ouvir teu primeiro choro
Como que dizendo: Socorro!
Cheguei pra ficar com voces
E  te segurei em meus braços
Pela primeira vez




Teu chorinho
Foi como uma musica nova
Dia-a-dia nos ensinando
a reconhecer o que sentias
E o que tu querias dizer
Com o tempo
Fomos aprendendo
melhor te conhecer

Teu aprendizado,
As palavras, o andar,
O ver, o ouvir,
O agir e o reagir
enchendo nossa vida
de alegria e esperança

Hoje tu és uma linda criança
Amiga, companheira e filha
Feliz, sadia e inteligente,
Sempre que teu pai pensa em ti
O coração dele bate mais contente.


eiv. Jan 2013




Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
Salmos 127:3


"Eis que os filhos são herança do SENHOR, eo fruto do ventre o seu galardão." -  Salmos 127:3