Falando sobre o blog

Minha foto
Oulu, Finland
Olá. Meu nome é Eliel Vargas. Pastor. Casado, pai de uma linda filha. Gaúcho de nascimento e cidadão do mundo por chamado e escolha. Atualmente moro na Finlândia, onde pode ser a "Terra do fim" ou a "Terra do começo".

26.3.13

O que ele poderia ter dito, mas não o fez!

Isto é injusto! Este mundo é injusto!
Existe  um clamor por justica que esta cada dia mais crescente no coracão das pessoas!
Todos os dias a gente vê protestos nas paginas do Facebook, em revistas, em jornais, na mídia em geral.  E isso é um tipo de fermento que, quando toca um coracão instasisfeito, acaba gerando proporcões maiores e cria um efeito dominó  nas almas.
Não quero entrar no mérito dos protestos, porque grande parte deles tem seus motivos plausiveis. Mas nessa semana de páscoa, vem-me essa frase a mente: “O justo pagando pelos injustos!”. Não é assim que um trabalhador se sente quando todo o mes seu IR e descontado do salario? e logo ve nos noticiarios as roubalheiras dos politicos, a falta de verbas nos servicos básicos pro povo. Ou quando  se paga impostos, enquanto outros vivem deles. Não é assim que um contribuinte honesto se sente, quando percebe  tanta coisa errada acontecendo? E o pastor honesto, que e tachado de ladrão e explorador, diante de tanta picaretagem?  Mas mais do que uma frase, me vem um cenário. E ele, o justo,  esta na Cruz: “o Justo pagando pelos injustos”.  E nessa cena, lá da cruz  ele poderia ter gritado em alta voz: “Isto é injusto! Eu estou pagando por algo que não fiz. Estou sendo punido por ser bom! Estou aqui, porque, mesmo sendo Deus,  fui o mais humano entre vocês.  Estou sendo humilhado por amar. Desejam a minha morte porque me invejam. Porque não suportam ver alguém andar diferente dos padrões da religião e do politicamente correto. Sim, isto é injusto! É injusto eu ser colocado ao lado de dois malfeitores, sendo que só fiz o bem. É injusto escolherem libertar um ladrão famoso, quando poderiam me dar a chance de escapar da punicão imerecida. É injusto ver várias pessoas que me adulavam dias antes, e agora me injuriam com precacões  inflamadas pelos que sabem manipular massas. Antes, dias atrás,  me receberam com palmas e palavras bonitas para dentro de Jerusalém, mas agora me odeiam e saio da cidade morrendo aos poucos. É injusto  se sentir abandonado pelos amigos, que por alguns anos estiveram ao meu lado, e agora,  na hora mais difícil, quase todos eles se calam e ficam distante de mim. Deles eu recebo somente o silêncio. É injusto ouvir de alguém empolgado dizer: “não vou deixar que te aconteca nenhum mal”. E na primeira oportunidade nega as suas palavras e ate a minha existência.  Sim, isso tudo é injusto! E essa injustica toda merece um eterno protesto do Deus  Eterno no coracao de cada um desses malfeitores. Sim, de todos!  De todos vocês. Vocês são  os malfeitores! Porque se calam  diante de um justo sendo injusticado! Vocês em silêncio e omissão se tornam iguais aos que praticam a maldade!  Isto é muito injusto!”
Não esta acontecendo somente nesse dia, mas sempre foi assim. Ele poderia ter bradado isso de lá. Ezvocerado enquanto conseguia pronunciar palavras.  Ele poderia ter optado colocar esse fermento de insatisfacão pra fora. Para agitar ainda mais os coracões agitados.  Mas ele não o fez! Não o fez,  porque quis não fazer.  Porque seu olhar, sua motivacão,  estavam  acima de tudo e de toda aquela  circunstancia. O que o nutria era mais poderoso do que o ódio, ou até mesmo do que chamamos de justica.   Ainda que humilhado, injusticado, abandonado, ele olhou pro Pai. Ele olhou pra si mesmo, e ele olhou para todos ao seu redor com o olhar da compaixão e da humanidade. Do homem-Deus e do Deus-homem! Os humanos aos seu redor olhavam-no como bichos , como vampiros desejosos de sangue. Ele os olhava diferente. 
Encontrou tempo para ver o malfeitor se arrepender a ainda dizer palavras de consolo e esperanca: “hoje você estará numa vida melhor do que essa!” Ele conseguiu olhar para a multidão e dizer para o Pai: “Perdoa-os! Eles não tem idéia do que estão dizendo e fazendo!”.  Sim! O justo não gritou por justica. Ele, o verbo encarnado, se fez justica por nos. Ele disse: “Está feito! Está consumado!” Ele quebrou a cadeia do justicismo, assumindo para si a minha culpa, a sua culpa e a culpa de todos!
Ele veio. E esta consumado! O caminho está feito! Amém!  
Que nessa semana de páscoa, nossos sentimentos sejam preenchidos pelos sentimentos de Cristo dizendo ao Pai: “Em tuas maos entrego minha vida, em tuas mãos entrego o meu espirito!”  eiv - 26.3.2013.
"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus" (1 Pedro 3:18)
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus...”  Mt 5:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário