Falando sobre o blog

Minha foto
Oulu, Finland
Olá. Meu nome é Eliel Vargas. Pastor. Casado, pai de uma linda filha. Gaúcho de nascimento e cidadão do mundo por chamado e escolha. Atualmente moro na Finlândia, onde pode ser a "Terra do fim" ou a "Terra do começo".

9.1.13

Não seja duro consigo mesmo

Aprenda a conversar e a refletir com sua alma!


Você já experimentou aquele sentimento de ter prejudicado alguém sem ter tido a miníma intenção de fazê-lo?
Uma vez eu digitei um numero errado e isso foi o suficiente para causar a demissão de um colega na empresa.
Era final de semana, num shopping center e eu digitei o número de outro colega no sistema. Dando assim toda a venda, que por sinal tinha sido expetacular, para outra pessoa. 

É claro que isso poderia ser corrigido. Mas aquele jovem, que já estava exausto do trabalho, cansado das pressões e talvez com outros problemas pessoais na vida, vendo todo o seu esforço indo para outro ganhar a recompensa foi demais para ele. 

Pense na dor de um Barrichello que está na última volta para ganhar a corrida e o motor do carro estraga a poucos metros da linha de chegada. E pior, você sendo o colega de equipe responsável por aquela parte mecânica. Nesses momentos um pedido de desculpas por mais sincero que seja, não é o que a pessoa deseja. Me desculpei muitas vezes, mas ele estava muito decepcionado e decidido. Sendo fim de experiente, pediu  demissão e se foi. 

Imagine como me senti voltando para casa naquele dia...

Sempre que me vinha a lembrança deste ocorrido eu me sentia mal. O que eu poderia fazer?
Passados alguns anos o reencontrei no centro da cidade. Com um semblante tranquilo e leve.
Não sabia se ainda me desculpava pela última vez ou deixava assim. Mas ele já foi me contando, que estava bem e feliz. Que daquele dia que ele saiu da empresa ele não guardava ressentimentos de nada. E que na outra semana tinha encontrado um emprego melhor e no momento estava passeando e aproveitando as férias.

Ouvir aquilo dele, tirou de mim um peso que carreguei por alguns anos por me sentir culpado.  Nunca mais o vi. Foi como se a vida tivesse proporcionado para nos encontramos naquele dia e para eu poder saber que, embora até então eu me sentisse responsável por algo ruim, na realidade foi para algo bom. Esse acontecimento gerou por vários anos uma reflexão que somente hoje compartilho com você.

Talvez hoje ou por algum tempo você carregue algo parecido. Sinta que tenha prejudicado alguém. Sinta culpa por ter feito ou deixado de fazer. Sinta aquele universal desejo de voltar  no tempo para consertar.
Não seja duro consigo mesmo! Isso não vai te fazer melhor. Fazer o que então? Ore, talvez. E confie que Deus e a vida vão ajudar aquele que você prejudicou, mesmo sem intenção.
eiv.


"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei..."  -  Salmo 42 - Cantado pelos filhos de Coré